A palavra Waqrapukara é uma palavra quechua: Waqra = Chifre, Pucara = Fortaleza.
Os habitantes de Llamapuka dizem que eles não são chifres, mas os ouvidos de pé de uma lhama que adverte sobre a presença de forasteiros.
Ela está dividida em 2 partes: a parte superior onde se encontra o esporão rochoso, onde podemos ver 2 recintos separados por um espaço central, podemos também observar nichos e portas, todas estas construções são de função cerimonial.
A parte inferior é composta de terraços inca, 5 recintos e nichos.
O passeio começa com a retirada do hotel entre 4:30 e 5:00 da manhã e depois seguimos para o sul até a vila de Cusipata onde tomaremos um delicioso café da manhã semi-bufê. Continuaremos viajando por cerca de 2:30 horas até o início da caminhada chamada Santa Lucia.
Durante a caminhada poderemos apreciar uma grande quantidade de flora e fauna típica da zona até chegarmos ao nosso destino Waqrapukara média de caminhada 1:30 horas, quando chegarmos ao nosso destino teremos tempo de almoçar (box luch) que nos darão no início da caminhada, no final do almoço teremos uma visita guiada, visitando os seguintes lugares: Intipunku (“Porta do Sol”), praça principal, torres, andenería, recinto de Wiracocha.
Após a visita a Waqrapukara, iniciaremos nosso retorno a Santa Lucia, onde o veículo estará esperando por nós para nos levar de volta a Cusco.